sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Flor de Lótus





"As pétalas da Flor de Lótus abrem-se para o sol como a nossa alma se abre para a energia Divina. O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol, da criação e do renascimento. É um mito, uma realidade, um conhecimento sagrado."
Flor de lótus é também chamada de lótus sagrado. Sagrada no Egito Antigo está, presente no mito da criação do universo. Sagrada para o budismo é ligada ao próprio Buda. No hinduísmo, teria presenciado o nascimento de Brahma, o deus que criou os homens. E até a postura mais conhecida do yoga, em que o praticante se senta com as pernas cruzadas, é chamada de "padmasana" ou "postura de lótus". Em todo o Oriente ela é reverenciada como símbolo de pureza e de espiritualidade, já que suas folhas e suas flores saem imaculadas do lodo.

No oriente a educação espiritual começa desde cedo, levando a criança a perceber que o comando da vida está no espírito e não na matéria e que a vida na terra deve ser usada para o nosso aprimoramento com ser humano, procurando transformar os nossos defeitos e limitações.
E, é por isto que os orientais admiram tanto a Flor de Lótus. Porque esta planta nasce normalmente no fundo dos lagos lodoso e sujo, mas quando atinge a superfície do lago, se estabiliza dando depois a flor, que apesar do ambiente em que vive, é pura e límpida como tivesse sido gerada em uma incubadora esterilizada, sendo um ótimo exemplo para todos nós.
Pois desta mesma forma deve se comportar o ser humano, não importando de onde viemos e onde estamos, mas todos nós temos a possibilidade de fazer florir dentro de nós, a nossa Flor de Lótus interior, que é a nossa Centelha Divina, que pode e deve desabrochar, trazendo para fora os nossos verdadeiros valores morais, as nossas verdadeiras ligações espirituais com o divino. E desta forma não só atingirmos um nível melhor de evolução para o nosso espírito, como ainda, através da beleza e da pureza do nosso exemplo, contagiarmos positivamente aqueles que estão à nossa volta.
O verdadeiro simbolismo da Flor de Lótus é o de demonstrar na prática, a possibilidade de transformarmos as nossas mazelas o nosso lado negativo, em algo puro e belo, como a maravilhosa Flor de Lótus, faz diariamente, silenciosamente e com toda a tranqüilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário