sexta-feira, 30 de julho de 2010

Feng shui e as cores adequedas a cada ambiente

O PODER DAS CORES


Qual é a melhor cor para o ambiente da nossa casa ou local de trabalho?

Que cor nós não devemos possuir em excesso numa decoração? Qual ajudaria nos estudos e no trabalho? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Qual a melhor cor para fachada de nossa casa afinal?


Segue as respostas para estas e outras dúvidas, segue um roteiro bem simplificado, com o efeito das cores nos ambientes na ótica do Feng Shui e da decoração.

BRANCO:

Feng Shui: É considerada uma cor neutra e muito usada. Pode ser aplicada em qualquer ambiente. No Feng Shui, está ligada ao elemento Metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito, deixando em uma pessoa, que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de infinito, frieza, hostilidade e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Decoração: A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranquilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca trazem uma sensação de mais claridade.


PRETO:

Feng Shui: Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Está ligada ao elemento água no Feng Shui, e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Decoração: Muita atenção e cuidado com o uso desta cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto para a dar sensação de rebaixo.


VERDE:

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.


Decoração: É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes, lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.


LILÁS/VIOLETA:

Feng Shui: Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso é em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.


Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.


LARANJA:

Feng Shui: Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.

Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, às brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

VERMELHO:

Feng Shui: No Feng Shui, é uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.


Decoração: Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, pode ser vulgar.

AZUL:

Feng Shui: É uma cor que tem um efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado. Está associada ao elemento água no Feng Shui.

Decoração: Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro transmite autoridade e poder.

AMARELO:

Feng Shui: Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Decoração: Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Boa sorte para todos!rs

Como surgiu a aromaterapia?

HISTORIA DA AROMATERAPIA



O homem sempre utilizou espécies do reino vegetal como fonte de alimentos, medicamentos e na religião.


Esses conhecimentos foram comprovados por achados arqueológicos, com registros que provam a utilização dos aromas nas mais antigas civilizações.



• A Bíblia diz que Jesus recebeu mirra e incenso dos Reis Magos


• Plantas e ervas eram utilizadas em rituais sagrados

• Na Índia, há mais de 5.000 anos, tem-se conhecimento de várias plantas aromáticas, entre elas o manjericão, considerado sagrado.


No Egito, o uso de plantas aromáticas era um privilégio sacerdotal, ou das "cosmetic" que serviam às mulheres em seus rituais de beleza, sendo a mais conhecida por seu uso a rainha Cleópatra.


• Os Espanhóis, no século XVI se assustaram com os "poderes mágicos" atribuídos as plantas utilizadas pelos Astecas.

• Os Aborígenes da Austrália, há muitos anos, já utilizavam a melaleuca de forma medicinal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A aromaterapia

Quais beneficios ela pode trazer a nossa vida?


Seja na forma de essência, sabonetes, velas ou até na formulação de produtos de beleza, os óleos essenciais têm uma lista de benefícios. Curam doenças, revigoram, acalmam, energizam, estimulam, melhora o estresse e embelezam.



Adotada há mais de seis mil anos por egípcios e pela medicina chinesa, a aromaterapia tem como base de tratamento usar o princípio ativo de plantas medicinais aromáticas para equilibrar corpo e mente.


Como funciona


Para usufruir de seu tratamento, os óleos podem ser usados em difusores, sprays de ambientes, vaporização, inalação e durante o banho. Dessa forma, a essência será inalada. O aroma entra pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região no cérebro que controla a produção de hormônios.


"Há a liberação de B-endorfinas, hormônios que são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem-estar", explica Carlos Russo Jr., diretor científico da marca de cosméticos Bio Age.


Como podem ser utilizados os oleos essencias?

Massagens - Os oleos essenciais são adicionados a uma base de oleo para massagem e de seguida espalhados pelo corpo de forma suave e relaxachante para permitir a absorção dos oleos pela pele.


Os oleos utilizados desta maniera levam cerca de 15 minutos a fazerem efeito


Inalação - Os oleos essenciais podem ser queimados misturados com um pouco de àgua proporcionando ambientes adequados aos problemas de cada individuo.


Banhos - Podem misturar-se gostas de oleos essenciais à água do banho provocando um bom periodo de relaxamento e o desbloquear se situações ligadas aos sentimentos que provocam enfermidades do ponto de vista fisico.

Compressas - As compressas ajudam em caso de desconforto fisico promovendo o relaxamento e o bem-estar