terça-feira, 27 de julho de 2010

A aromaterapia

Quais beneficios ela pode trazer a nossa vida?


Seja na forma de essência, sabonetes, velas ou até na formulação de produtos de beleza, os óleos essenciais têm uma lista de benefícios. Curam doenças, revigoram, acalmam, energizam, estimulam, melhora o estresse e embelezam.



Adotada há mais de seis mil anos por egípcios e pela medicina chinesa, a aromaterapia tem como base de tratamento usar o princípio ativo de plantas medicinais aromáticas para equilibrar corpo e mente.


Como funciona


Para usufruir de seu tratamento, os óleos podem ser usados em difusores, sprays de ambientes, vaporização, inalação e durante o banho. Dessa forma, a essência será inalada. O aroma entra pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região no cérebro que controla a produção de hormônios.


"Há a liberação de B-endorfinas, hormônios que são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem-estar", explica Carlos Russo Jr., diretor científico da marca de cosméticos Bio Age.


Como podem ser utilizados os oleos essencias?

Massagens - Os oleos essenciais são adicionados a uma base de oleo para massagem e de seguida espalhados pelo corpo de forma suave e relaxachante para permitir a absorção dos oleos pela pele.


Os oleos utilizados desta maniera levam cerca de 15 minutos a fazerem efeito


Inalação - Os oleos essenciais podem ser queimados misturados com um pouco de àgua proporcionando ambientes adequados aos problemas de cada individuo.


Banhos - Podem misturar-se gostas de oleos essenciais à água do banho provocando um bom periodo de relaxamento e o desbloquear se situações ligadas aos sentimentos que provocam enfermidades do ponto de vista fisico.

Compressas - As compressas ajudam em caso de desconforto fisico promovendo o relaxamento e o bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário